Cartilhas & Modelos

Saiba como se defender da agiotagem

Saiba como se defender da agiotagem

A PROBUS apresenta uma cartilha de agiotagem.

A prática é proibida em lei, mas nunca deixou de existir. Por ela ainda se submetem pessoas a constrangimentos de toda ordem, geralmente sob o falso argumento de que a taxa de juros é menor que a dos bancos, que se pretende ajudar amigos etc.

Esses argumentos têm a mesma validade daquele dos traficantes que dizem ser socialmente excluídos e fornecem drogas a maiores de idade porque estes sabem o que é melhor para si e que muitos medicamentos institucionalizados de farmácia provocam o mesmo efeito.

A agiotagem, em realidade, é um câncer social, seja por pessoas físicas, seja por pessoas jurídicas, aí incluídas até aquelas que têm autorização legal para executar essas práticas, no caso, as instituições financeiras.

No seu compromisso de ser socialmente útil, a PROBUS apresenta sua modesta contribuição, esperando que possa ser de alguma valia a cidadãs e cidadãos. 

Na cartilha, estão instruções sobre tipos de juros e sua forma de contagem, sobre como se pratica a agiotagem por dissimulação, inclusive por empresas autointituladas de factoring, sobre os modos de provar a agiotagem etc.

Além da cartilha, o usuário poderá baixar também um modelo de petição inicial a ser utilizada caso queira ingressar em Juízo. O uso parcial ou total da cartilha está francamente liberado.

Saber se defender é o primeiro passo para promover a defesa.

Cartilha:

http://www.probusbrasil.org.br/hd-imagens/noticias/Agiotagem%20_%20cartilha%20definitiva.pdf

Modelo de petição inicial:

http://www.probusbrasil.org.br/hd-imagens/noticias/Agiotagem%20_%20modelo%20de%20peticao%20inicial(1).pdf

Leia mais